Reinventamos a chave para
uma produção sustentável

Sustentabilidade

O futuro é sustentável

A sustentabilidade é um dos pilares básicos do nosso negócio. Garantir o equilíbrio entre as dimensões económica, ambiental e social é o princípio fundamental que orienta a nossa atuação. Procuramos continuamente que os princípios da sustentabilidade sejam adotados por todos os membros da nossa equipa e promovemos ativamente o seu cumprimento junto dos nossos fornecedores e parceiros.

Pelo facto de sermos uma empresa produtora e transformadora de papel tissue, consideramos que diminuir progressivamente os consumos de água, matéria-prima e energia incorporados em cada unidade de produto é um desígnio a seguir de forma a reduzir o impacto ambiental da nossa operação.

Para o efeito, monitorizamos as evoluções e o cumprimento dos objetivos relacionados com a nossa política de sustentabilidade, privilegiando o impacto real das nossas ações.

É nossa ambição contribuir para o reconhecimento do setor do papel como modelo da bio-economia circular, promovendo-o como exemplo para outras indústrias. Esta ambição leva a que apostemos na reutilização de matérias-primas para produzir papel reciclado.

Consideramos que é nossa responsabilidade fomentar o envolvimento da comunidade em todos os esforços de melhoria ambiental e, como tal, partilhamos de forma transparente os resultados da nossa política ambiental.

Finalmente, e em prol da independência e credibilidade, estamos atualmente a certificar a qualidade ambiental dos principais processos da nossa empresa.

Garantir o equilíbrio entre as dimensões económica, ambiental e social é o princípio fundamental que orienta a nossa atuação.

Política de Sustentabilidade

A Fapajal tem como objetivo equilibrar os resultados da empresa em três domínios principais (triple bottom line): sustentabilidade ambiental, económica e social.

Porque a nossa atividade é particularmente intensiva no consumo de matérias-primas florestais e de energia, privilegiamos a utilização de matérias-primas recicladas e de energias renováveis nos processos produtivos da empresa.

O valor da transparência está muito presente nas relações que estabelecemos com as diferentes partes interessadas, pelo que comunicamos com o mercado de forma interativa, concreta e transparente, de forma a integrar os interesses da comunidade na atuação da empresa e partilhar de forma aberta os resultados atingidos.

A Fapajal quer constituir-se como um agente ativo do setor, com uma voz própria e consistente na defesa de políticas industriais que sejam sustentáveis e socialmente responsáveis, pelo que dotaremos a empresa dos meios necessários para o conseguir.

Responsabilidade Social

Privilegiamos acima de tudo os interesses das pessoas, sejam clientes, membros da equipa ou fornecedores, além dos produtos e processos que tipicamente concentram a atenção das empresas industriais.

Esta nossa crença incentiva-nos a promover emprego de qualidade e sustentável, e a garantir a remuneração extraordinária do desempenho extraordinário.

Estamos totalmente empenhados em evitar qualquer tipo de discriminação com base em ascendência social, género, ideologia ou religião e promovemos a diversidade da equipa, seja em idade ou em género.

Acreditamos que é nossa responsabilidade contribuir para o desenvolvimento holístico dos membros da equipa, no âmbito profissional e pessoal, e facilitar o acesso à educação e à formação técnica por parte de todos os membros da equipa.

Promovemos o feedback sistemático aos membros da equipa sobre o seu desempenho e contributo para o desenvolvimento da empresa.

Enquanto agente ativo do desenvolvimento regional, a nossa empresa está aberta à comunidade, promovendo a participação em atividades relevantes para ambas partes, e em iniciativas sociais com impacto na comunidade.

Assumimos que somos parte integrante de uma comunidade que cresceu à volta da fábrica durante os últimos dois séculos. Somos herdeiros de muitas gerações de trabalhadores que produziram papel no sítio que hoje é ocupado pela fábrica da Fapajal e é com orgulho que assumimos o nosso papel na comunidade.

Apostamos numa produção responsável

Ambiente

A indústria do papel é consumidora intensiva de recursos naturais, nomeadamente água, energia e fibras vegetais. Contudo, e em particular graças aos avanços tecnológicos, é possível adotar soluções operacionais de eficiência crescente. Consciente do impacto decorrente da sua atividade, a Fapajal identificou os principais fatores produtivos que devem ser geridos para garantir a utilização consciente e moderada dos recursos naturais – ar, energia, água, fibras vegetais.

Tendo como ambição contribuir para o reconhecimento do setor do papel como modelo da bio-economia circular, a Fapajal compromete-se a minimizar os resíduos originados pela sua atividade, os quais, em muitos casos, são reutilizados na produção de papel. Compromete-se ainda a afinar e melhorar permanentemente os processos produtivos e a devolver ao ambiente os recursos tratados, tudo com o objetivo de minimizar o seu impacto ambiental.